Please add some widget in Offcanvs Sidebar
O psicanalista é um profissional que utiliza a Psicanálise, uma abordagem terapêutica desenvolvida por Sigmund Freud, para explorar e compreender os processos mentais inconscientes de um indivíduo. O psicanalista ajuda os pacientes a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, muitas vezes relacionados a experiências passadas e conflitos não resolvidos. Para isso, o psicanalista utiliza técnicas como a livre associação e a interpretação dos sonhos, a fim de acessar o inconsciente e promover insights que possam levar a mudanças positivas na vida do paciente.
Sobre a formação:
O curso tem a duração de 12 (doze) meses.
A formação em Psicanálise é composta por uma etapa teórica e uma etapa prática.
Sim. Para isso, após o pagamento, envie-nos mensagem por meio do Fale Conosco, informando o nome e o e-mail do matriculado e o nome que consta no cartão de crédito.
Sobre a Profissão Psicanalista:
Em todo o mundo a Psicanálise é exercida livremente. No Brasil é uma profissão RECONHECIDA enquanto tal. Por não haver nenhum conselho estadual ou federal, não há regulamentação. Assim, não existem cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, que formem psicanalistas.
Desse modo, a Psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei .394/96), Decreto 2.494/98, Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV) e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII, podendo ser exercida em todo o país.
Sim. Os Psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Brasil.
O Psicanalista é um profissional analítico, que desenvolve seu trabalho em consultórios, empresas, instituições, hospitais e outros espaços nos quais a técnica psicanalítica é efetiva. O exercício da Psicanálise é livre e leigo (não restrito a médicos e psicólogos).
Sim, você terá todo o subsídio e apoio para sua formação e atuação como Psicanalista.
O certificado será emitido em nome do IMPULSO EAD com a chancela de Curso Livre de Formação em Psicanálise e te autoriza na atuação prática da Psicanálise.
No Brasil o exercício da Psicanálise se dá de acordo com o artigo 5º, inciso II e XIII da Constituição Federal, além do parecer do Conselho Federal de Medicina, processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998. E também o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº: 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da Psicanálise no Brasil.
Os Cursos de Formação, como o nosso, são Cursos Livres oferecidos por Sociedades ou Instituições Psicanalíticas e precisam se basear no tripé teoria, supervisão e análise. Não se enquadram como Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu.
A Formação em Psicanálise é de caráter livre no Brasil, porém, é reconhecido e amparado pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego-CBO (Código Brasileiro de Ocupações) nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho.
A Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV), ao incluir o Psicanalista como atividade enquadrada no Simples Nacional, reforça o aspecto legal e formalizado desta profissão. A Lei 12.933/2008, instituiu o “Dia do Psicanalista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de maio, o que é mais um elemento de reforço do reconhecimento social a este ofício tão relevante.
Não. A atividade psicanalítica independe de cursos de graduação. Nossa Formação requer ensino médio completo. Não requer formação prévia no ensino superior.
É aberto, porque não há nenhuma Lei especificando o contrário, além do fato de os grandes nomes da Psicanálise (inclusive seu precursor, Sigmund Freud), a defenderem como ciência laica ou leiga, isto é, não amarrada aos cânones da medicina ou da psicologia, o que não impede que médicos e psicólogos se utilizem dela como uma forma principal ou secundária de procedimento.
Para Freud e muitos autores da Psicanálise, a formação humanista (filosófica, artística, cultural e histórica), e a experiência clínica, associadas ao método psicanalítico, podem contribuir tanto, ou mais, para a superação das dores do analisando.
Vale dizer que desde o princípio a Psicanálise era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos, mas também advogados, filósofos, literatos, educadores, teólogos, sociólogos e pedagogos.
Por isso, restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.
Porém, mesmo tratando-se de curso livre, os grandes autores recomendam uma sólida formação nos conceitos psicanalíticos e um alto nível de responsabilidade para se autorizar Psicanalista.
Sobre a Certificação:
O Curso de Psicanálise é aberto a qualquer pessoa que queira se aprofundar na ciência psicanalítica. Não é preciso ter formação específica em área médica, psicológica ou de saúde para se inscrever no Curso, bastando o ensino médio completo.
O Certificado do curso de psicanalista declara que o IMPULSO EAD confere a você o grau de Formação em Psicanálise Clínica, na modalidade de Curso Livre, conforme o DECRETO nº 5.154 de 23 de julho de 2004.
Esse formato de curso não está sob tutela do MEC, pelo fato de a profissão não ser regulamentada e não ser curso técnico ou de graduação, como explicado anteriormente.
A certificação do aluno é resguardada pela Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97); Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV).
O Certificado do curso de psicanalista listará as leis e resoluções que fundamentam a formação e a profissão de psicanalista, além de informar a carga horária de Teoria, Supervisão e Análise, todas as atividades podem ser realizadas à distância e já estão inclusas no valor do investimento. O Certificado não menciona o caráter on-line do Curso.
Você receberá o Certificado do curso de psicanalista ao final da Formação, desde que cumpridas todas as etapas, aproximadamente 30 dias úteis após a conclusão do semestre da etapa prática, sem custos adicionais de emissão.
Nenhum Curso de Psicanálise pode ser reconhecido pelo MEC, pelo fato de ser Independente. A Psicanálise não é regulamentada por conselho federal ou estadual.
Faculdades podem oferecer curso de especialização ou pós-graduação em Psicanálise, mas somente institutos e sociedades psicanalíticas, como o IMPULSO EAD podem oferecer Cursos de Formação em Psicanálise, dentro do tripé psicanalítico (teoria, supervisão e análise).
Desde a época de Sigmund Freud, a Psicanálise não é um curso de graduação, mas um curso de formação profissional, na categoria de cursos livres. Todos os profissionais podem se formar em Psicanálise de acordo com a CBO nº 2525-50 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Portanto não é um curso superior, mas sim um curso de capacitação profissional.
Desta forma, todos os cursos de Psicanálise no Brasil são cursos livres e não são autorizados pelo MEC (não se restringe à faculdades ou escolas técnicas).
A base legal para o curso e para o exercício profissional é ampla:
Não existe um Conselho Federal de Psicanálise. Os Conselhos são autarquias federais criadas por lei, com atribuições de supervisionar eticamente, disciplinar e julgar os atos inerentes e exclusivos das profissões liberais de formação acadêmica reconhecidas oficialmente no país, portanto a atividade psicanalítica independe desta conceituação.
O psicanalista pode associar-se a institutos, associações, sociedades ou grupos de psicanalistas, para fins de aperfeiçoamento e network. Esta associação é opcional, mas é extremamente recomendada para quem queira, após concluir o Curso de Psicanálise, atuar como psicanalista.
Para tanto, você deve apresentar o Certificado que receberá ao final de seu curso de formação e outros documentos que o seu grupo local exigir. Alguns desses institutos e sociedades oferecem carteirinha, mas este não é um requisito imprescindível para atuação.
Você pode se associar a institutos, sociedades ou sindicatos profissionais de Psicanálise de qualquer lugar do Brasil, pois estas são organizações de modelo associativo não compulsório.
Durante a Formação em Psicanálise, você terá toda a base teórica e prática para se sentir seguro para atuação como psicanalista, caso você sinta o chamado interno para a prática clínica.
O maior pré-requisito para começar os atendimentos após a conclusão da sua formação em Psicanálise é permissão interna para tal.
Para a Psicanálise e a doutrina freudiana, apenas o profissional pode dizer (após concluído um Curso de Formação, como o do IMPULSO EAD), o momento em que se sente apto para, responsavelmente, autorizar-se como Psicanalista.
Você terá todo o nosso acompanhamento durante essa transição para a prática, assim terá mais segurança para atuar com qualidade, lembrando da necessidade de se aprofundar constantemente.
Entre em contato com a nossa equipe através do formulário abaixo ou pelo whatsapp.